Que faremos amanhã?

Imagem

Se eu os perguntasse o que fariam amanhã, certamente diriam as várias coisas que tem planejado, ou a rotina de sempre. Mas logicamente, imaginamos que o amanhã irá chegar, o depois de amanhã, mais uma semana, um mês, muitos anos… Quem espera o contrário?

Mas a Palavra de Deus nos surpreende. Na carta do apóstolo Paulo a Tiago, ele diz: ”Atendei agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É uma neblina que aparece por um pouco, e logo se dissipa. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15)

E daí surgiu o ”se Deus quiser”. Mas quando dizemos isso, será que realmente damos o seu valor merecido? Ou falamos por falar?

Nossa vida é como uma viagem, e nossa bagagem tá sempre cheia. Cheia de sonhos, planos, cheia de expectativas, de futuros amanhãs… E com a mala tão cheia falta espaço para um pouco de sabedoria. Pensamos nisso e aquilo, planejamos assim e assado, e esquecemos que não temos domínio sobre nada. Absolutamente e definitivamente: Nada. Não imaginamos que vamos perder alguém que tanto amamos hoje e nem amanhã, e nem imaginamos nossa louca viagem tendo um fim tão breve. Ninguém quer isso. Mas que domínio temos sobre essas coisas?

Ontem houve a morte de um grande cara da música brasileira, Chorão. E todos os dias a viagem de muitas pessoas chega ao fim. E os planos delas para o amanhã? como ficam? Perdi uma amiga muito querida recentemente, esse ano ela faria os seus tão esperados 15 anos, ela tinha tanto pra viver. Mas Deus me mostrou mesmo com tudo isso (queria eu não ter precisado aprender na dor. Ah, como queria) que Ele é quem manda, que a vida passa, a vida cobra, e um dia, quando a gente menos espera, a vida acaba. E o que aproveitamos dela HOJE? A quantas pessoas dissemos que amamos HOJE? Quantas delas abraçamos HOJE? A quantas delas falamos de Jesus HOJE?

A verdade, irmãos, é que só temos o HOJE. O ontem já se foi, e o amanhã, quem garante que virá? Temos que viver todos os dias como se fossem os últimos. É, eu sei, essa frase é bem clichê, mas é a realidade. Mas quando digo isso não quero dizer: ”bebam, beijem muito, façam tudo o que não fizeram antes”, nunca, jamais. Isso não é viver. Aproveitar cada momento da vida é vivê-los com Jesus. É dedicá-los para Jesus. É aproveitar todas as oportunidades presentes pra dizermos que amamos as pessoas, pra mostrarmos a elas o amor de Jesus. Aproveitar cada dia como se fosse o último é lembrar-se das palavras de Jesus em Mateus 24:42 ”Portanto, vigiai, por que não sabeis o dia em que vem o Senhor.” Podemos não morrer amanhã, mas o Senhor pode voltar. E aí, será que estamos preparados? Será que estamos preparados para o fim dessa louca viajem? 

Louco, esta noite pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20) Nossa vida é uma preparação, mas para quem, para o quê? Devemos nos lembrar e procurar refletir todos os dias: ”Para o quê e para quem tenho vivido? Os passos que tenham dado me levam para que caminho?” Lembrem-se de Mateus 7:13-14, sobre o caminho largo e estreito.

Irmãos, o amanhã pode não chegar. Aproveite o hoje que Jesus te deu. Viva por Ele, com Ele, e para Ele. Não desperdice as oportunidades que Deus lhe dá. 

Os amo em Cristo. Se o amanhã não chegar, foi bom escrever hoje. Nos vemos na Glória! N’aquele que é o autor e consumador da vida, Jesus Cristo.

Imagem Débora Amaro.

 

Anúncios

Se Deus falou com você, deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s