Bons amigos, mais chegados que um irmão

Nosso cotidiano está cada vez mais corrido. A acirrada briga pela popularidade, a competitividade e a necessidade de ascensão social tiram os nossos olhos do essencial. Família, amigos e Deus ficam em segundo plano, quando o que precisamos é dinheiro, emprego e popularidade. Então, criamos datas para lembrar e dar importância a pessoas que deveríamos homenagear todos os dias. Daí vem o Dia das Mães, dos pais, dos namorados, da mulher e por fim o do amigo.

Um amigo é alguém especial para nós. A relação de amizade entre dois seres humanos é inexplicável, transcende o natural, ultrapassa até laços sanguíneos, e talvez seja por isso que a Bíblia diz que “há amigos mais chegados que irmão”.Francis Bacon disse que “a amizade duplica as alegrias e divide as tristezas”. Da boca de Catarina de Sena saiu essa sabedoria: “Deus podia muito bem ter feito os seres humanos de tal maneira que cada um tivesse tudo, mas preferiu dar diferentes dons a diferentes pessoas para que todos necessitassem de cada um”.

Imagem

E como é verdade que necessitamos uns dos outros e principalmente na caminhada cristã. Precisamos de Deus para nos achegarmos aos amigos e precisamos dos amigos para nos achegarmos e sentirmos Deus.

Penso que existem poucas coisas na vida melhores do que uma boa amizade. Pouquíssimas coisas. Amigos não se têm aos montes. São realmente poucos e bons. As vezes 3, outras vezes 2, algumas pessoas tem apenas 1. [Para quem não tem nenhum bom amigo, fica a dica, seja um bom amigo, e os outros virão]. Pense em Jesus. Tinha 12 amigos, 3 grandes amigos que estavam com Ele em todo tempo (Pedro, Tiago e João), e um grandessíssimo amigo ao qual ele amava (João). Grandes amigos jamais se separam, vivem um no coração do outro, para sempre. Grandes amigos têm características peculiares, que apresento a seguir:

Grandes amigos estão contigo acima de tudo
Grandes amigos entendem muito bem que o amor está acima de tudo. Jamais te abandonarão, ainda que você tenha pego a curva em direção ao caminha errado. Eles correm atrás de você e te puxam pela gola da camisa, e te mostram qual é o caminho correto a ser seguido. Se não conseguirem te alcançar, vão pedir ajuda a terceiros que conseguirão e isso sem o menor medo de saírem de “dedo-duro”.

Grandes amigos não ligam pra sua situação financeira
Se você estiver comendo no melhor restaurante da cidade eles serão seus amigos. Se acontecer o contrário, eles adorarão degustar uma comidinha feita embaixo do viaduto. E tudo bem, talvez eu tenha exagerado quando disse que eles não estão nem aí. Eles ligam sim e irão te ajudar de alguma maneira. Mas não te deixarão porque você está pobre ou rico.

Grandes amigos vão brigar com você
Às vezes a verdade traz briga. É aí que verdadeiros amigos brigam. Porque muitas vezes é necessário que a verdade seja dita e onde há verdade, às vezes há discordância. Mas a discordância é temporária quando você percebe que aquele amigo falou a verdade, e o fez porque queria o seu bem. É também a hora de voltar atrás e pedir perdão e perdoar.

Todo dia é dia dos amigos, valorize os seus, cuide e ame acima de tudo! Faça amizades alicerçadas em Deus e elas durarão, o que costumam chamar ”para sempre”, mas será literalmente, acima de tudo isso aqui!

Texto de MVC, com modificações.

Anúncios

Se Deus falou com você, deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s